Riedel
Riedel - 265 anos e 11 gerações de arte em vidro imaculada
Se é fã de vinho ou amante de objectos de vidro, ficará encantado ao ler a história da marca Riedel. Em breve descobrirá que esta não é apenas a história da marca em si, mas também do artesanato em vidro e dos copos de vinho, por isso certifique-se de que a conhece antes de pôr a mesa para o seu jantar com amigos, com vinho e alguns belos copos de vinho da Riedel.
A história da família Riedel, a história do fabrico do vidro
A história da empresa Riedel foi iniciada por Johann Christoph Riedel, o "bisavô Riedel (nascido em 1673) que viajou pela Europa como comerciante de vidro. O seu neto Johann Leopold Riedel criou em 1756 a primeira fábrica de vidro empresarial na Boémia, estabelecendo assim a tradição do fabrico de vidro na família. Anton Leopold Riedel (1761-1821) expandiu o negócio e transformou a gama de produtos, deixando de se concentrar no vidro laminado e passando a dedicar-se muito mais a artigos de luxo. O seu filho Franz Xaver Anton Riedel (1786-1844) foi um famoso gravador e cortador de vidro (e as suas obras são muito procuradas nos leilões actuais) e foi o primeiro a fundir diferentes cores de vidro: duas cores fluorescentes - amarelo e verde. As gerações seguintes da família Riedel desenvolveram a atividade. No entanto, foi Walter Riedel (1895 - 1974) que representa o passado boémio da empresa e o início de um novo futuro na Áustria.
Em 1956, a nova história da Riedel foi iniciada em Kufstein, na Áustria, onde (com o apoio da família Swarovski), Walter Riedel assumiu o controlo da fábrica de vidro de Tirol, que se encontrava em dificuldades. Foi criada uma empresa de produção de vidro soprado à mão - tal como anteriormente na Boémia.
Riedelhistória do vinho
Claus Josef Riedel (1925 - 2004) foi um grande visionário que inventou o copo de vinho amigo do vinho. Foi o primeiro na história do vidro que conseguiu determinar a interação entre a forma, o tamanho e o diâmetro do bordo do vidro para uma melhor apreciação do vinho. Os seus copos tinham uma haste longa e taças lisas, não decoradas e de sopro fino e, nas décadas de 1950 e 1960, receberam numerosos prémios de design. Este facto definiu-o como o "pai do copo de vinho moderno".
A primeira linha dedicada ao prazer do vinho - conhecida atualmente em todo o mundo sob o nome de Sommeliers - foi introduzida em 1973, tornando a empresa Riedel um líder indiscutível no mundo dos fabricantes de artigos de vidro. Em 1986, com o primeiro copo fabricado à máquina da história, RIEDEL começou a desenvolver a filosofia do copo de vinho funcional, que se tornou acessível e conhecido em todo o mundo. Georg Riedel, nascido em 1949, desenvolveu a empresa ao assumir o controlo da empresa alemã Nachtmann, em 2004, e atualmente Riedel, com uma taxa de exportação de 97%, é o líder mundial na produção de óculos funcionais.
Riedel oferta e conceção de produtos actuais
Georg Riedel acredita firmemente que uma forma de vidro bem afinada aumenta a perceção de todas as bebidas aromáticas e moldou muitos copos funcionais para diferentes tipos de álcool, cada um concebido para aumentar o prazer de beber determinadas bebidas.
No entanto, continua a ultrapassar os limites das formas convencionais dos copos e das garrafas, oferecendo aos clientes da Riedel conjuntos de copos excepcionais com formas diferentes, elegantes e sofisticadas. O design marcante das diferentes colecções de copos de vinho e de outros tipos de copos, bem como dos decantadores de vinho, é uma caraterística distintiva da marca.
De facto, as formas das garrafas de vinho da Riedel são tão apelativas que foram apresentadas no êxito de bilheteira da Netflix de 2022, "Glass Onion"!