Morteiros

6 items total

Almofariz e pilão - a sua ferramenta de trituração polivalente

Almofariz e pilão - um pouco de história

A história do almofariz e do pilão é extensa, remontando a milhares de anos. Pensa-se que os povos pré-históricos trituravam e combinavam os alimentos utilizando o primeiro almofariz e pilão. A utilização do almofariz e do pilão desenvolveu-se ao longo do tempo e tornou-se uma peça de equipamento necessária em muitas indústrias, incluindo a química, a culinária e a medicina.

Ainda hoje, muitas culturas que enfatizam a autenticidade e a excelência da preparação tradicional dos alimentos continuam a utilizar largamente os almofarizes e pilões na cozinha. É um instrumento polivalente que pode ser utilizado para tudo, desde moer especiarias e ervas aromáticas e misturar ingredientes até preparar pesto, marinadas e pastas.

Qual é a principal função do almofariz e do pilão?

A principal utilização de um almofariz e pilão de cozinha é misturar e triturar ingredientes, especialmente os secos, até obter um pó ou uma pasta fina. Para produzir misturas aromáticas para marinadas, fricções e molhos, os cozinheiros utilizam frequentemente um almofariz e um pilão para esmagar ervas, especiarias e sementes. Os ingredientes podem ser triturados e misturados com o almofariz e o pilão sem serem aquecidos, o que pode ocasionalmente alterar o seu sabor ou aroma.

O almofariz e o pilão também são normalmente utilizados no fabrico de pastas, como o pesto, a pasta de caril e a pasta de especiarias. As ervas e especiarias frescas podem libertar os seus compostos aromáticos e óleos naturais quando esmagadas e moídas num almofariz e pilão, criando pastas mais saborosas e perfumadas. Além disso, os frutos secos, as sementes e os grãos podem ser triturados em farinhas finas utilizando um almofariz e um pilão, que podem depois ser utilizados em muitas receitas de pastelaria.

Qual é a diferença entre um almofariz e um moinho de especiarias?

A principal diferença entre um almofariz e pilão e um moinho de especiarias é o método de moagem. Ao contrário de um moinho de especiarias, que utiliza um método mecânico ou elétrico para triturar e moer os ingredientes, um almofariz e pilão requer a trituração e moagem física dos ingredientes.

Um almofariz e um pilão são óptimos para triturar pequenas quantidades de ingredientes, e a superfície rugosa do almofariz ajuda a libertar o óleo e os sabores dos ingredientes.

Os moinhos de especiarias, por outro lado, foram concebidos para processar quantidades maiores de ingredientes, são rápidos e óptimos para quando precisa de alguns temperos adicionais na mesa durante o jantar.

Se é adepto do bom gosto na sua cozinha, poderá também estar interessado na nossa oferta de facas para ervas aromáticas chamadas mezzalunas, facas de chef e também na nossa coleção de especiarias.