Facas de cozinha - guia de compras

As facas são o elemento básico de qualquer equipamento de cozinha. Utilize-as várias vezes ao dia. As facas de boa qualidade podem durar uma vida inteira, pelo que vale a pena investir mais dinheiro na compra de uma faca. E trabalhar na cozinha deixará de ser uma tortura e passará a ser um prazer.

Quantas facas são necessárias e o que deve ter em conta ao escolher uma faca para a sua cozinha?

 

O que faz uma boa faca de cozinha?

É difícil dizer à primeira vista se uma lâmina de faca corta bem (e especialmente durante quanto tempo). A primeira pista pode ser o preço. Infelizmente, não é possível produzir uma faca de alta qualidade por 10 euros. Além disso, preste atenção ao material e ao método de produção. As facas de boa qualidade são geralmente mais pesadas, e a forma do cabo e a maneira como se "encaixa" na mão também são importantes para um trabalho confortável.

Para além da funcionalidade, a estética também desempenha um papel importante na escolha de uma faca. Quem não gostaria de pegar numa bela faca todos os dias?

Indicadores de qualidade das facas

  1. processo de produção - as melhores facas são forjadas
  2. material - escolha uma faca feita de um aço de alta qualidade dedicado à produção de facas
  3. preço - um fabricante de renome é normalmente uma garantia de qualidade

 

Facas forjadas versus facas estampadas

  • Facas estampadas são normalmente cortadas a partir de uma placa de aço e depois retificadas.
  • Facas Forged são forjadas à mão ou por uma máquina.

Porque é que forjar uma faca é tão importante?

O forjamento é utilizado para reforçar e unificar o material. Este processo pode reforçar a faca várias vezes. A lâmina de uma faca deste tipo não se parte e, após um tratamento térmico adequado, adquire uma elevada resistência e durabilidade.

As facas de alta qualidade são sempre forjadas antes do processamento final. Principalmente numa máquina com matriz. Esta é a forma que dá à lâmina a sua forma inicial. Os melhores artesãos forjam então as lâminas à mão, utilizando o método de forja livre. Atualmente, este método tradicional já não é um processo de produção, mas sim uma arte.

Knife making

 

Material

Os materiais mais comuns para o fabrico de facas são o aço inoxidável e o aço de alta qualidade. As facas de Damasco constituem um subgrupo específico e as facas de cerâmica continuam a ser bastante populares. Como sabemos, cada material tem propriedades diferentes.
A nossa dica: Se procura uma faca de fácil manutenção, escolha um produto feito de aço inoxidável de alta qualidade. Se é mais exigente, gosta de cuidar e tratar das suas coisas, escolha uma faca de aço forjado ou mesmo de aço Damasco.

  • Aço inoxidável é o material mais utilizado para a produção de canivetes de cozinha e de bolso. Trata-se de uma liga de ferro, crómio e níquel ou molibdénio com uma mistura de carbono. É resistente à corrosão e aos danos, adequadamente durável e flexível. No entanto, é incorreto assumir que é completamente resistente à corrosão. Se não for bem seco, torna-se baço e podem aparecer manchas na superfície. É fácil de afiar em casa e dura muito tempo. No entanto, não tem a mesma afiação que as facas de aço-carbono.

  • O aço-carbono é o material de maior nitidez. Estas facas são afiadas como uma navalha. Apesar de ficarem cegas mais rapidamente do que as de aço inoxidável, pode mudar isso rapidamente com apenas algumas passagens do afiador. Estas facas não podem ser lavadas na máquina de lavar louça e devem ser bem secas após a lavagem, uma vez que são muito susceptíveis à corrosão. Neste aspeto, são semelhantes a uma camisola de caxemira - nenhum outras tipo de lã é tão macio, é confortável de usar e pode durar muito tempo, mas não pode ser colocado na máquina de secar.

  • Aço Damasco consiste em dois ou mais tipos de aço com propriedades diferentes que são combinados mecanicamente. O tipo de aço que obtemos, como resultado, assume as melhores propriedades dos materiais utilizados. A dureza e a durabilidade destas facas são combinadas com um bonito padrão decorativa da lâmina. Este facto faz com que as facas de Damasco sejam o tipo de talheres mais luxuoso.
  • Facas de cerâmica são fabricadas através da prensagem de dióxido de zircónio em pó sob pressão e temperatura muito elevadas. Este material é extremamente duro e só fica opaco após anos de utilização extensiva. No entanto, a sua grande desvantagem é a elevada fragilidade. As facas de cerâmica não podem ser utilizadas para cortar carne com ossos, alimentos congelados ou mesmo pastelaria dura. Partem-se ao espremer alho, partem-se na máquina de lavar louça, não sobrevivem a uma queda do tampo da mesa para o chão. Também nunca as afiará em casa. Tornaram-se populares há alguns anos, quando as facas feitas de aço foram "acusadas de privar" as frutas e os legumes de vitaminas e de deixar um travo metálico. No entanto, esta afirmação é discutível. A faca de cerâmica deve ser utilizada na cozinha apenas como complemento de uma faca de aço de boa qualidade, e não como substituto.

 

Jakub Černý Kulina

Jakub Černý, diretor de compras em Kulina

"Feita de aço inoxidável" ou "aço de alta qualidade" não é suficiente para dizer sobre a qualidade da faca. Os fabricantes de renome têm normalmente materiais patenteados ou tecnologias de trituração e descrevem em pormenor o tipo e a dureza do material.

Preste atenção ao parâmetro HRC - é o nível de dureza Rockwell. Quanto mais duro for o aço, mais difícil é afiar a faca, mas tem uma durabilidade muito maior. As facas de cozinha de alta qualidade têm uma HRC de 52 a 56, as facas japonesas de facas Damasco têm mais de 60 HRC e os tipos modernos de aço para a produção de facas podem atingir 64 a 68 HRC.

 

Que tipo de facas são necessárias na cozinha?

Uma faca de alta qualidade é um investimento. Principalmente porque um não é suficiente. A boa notícia é que apenas três são suficientes para as tarefas básicas da cozinha. Muitas pessoas cometem o erro de comprar um extenso conjunto de facas, e o pó instala-se na maioria delas. Muitas vezes, pelo mesmo preço, podem comprar três facas básicas de melhor qualidade, que serão fiáveis, duradouras e, acima de tudo, confortáveis de utilizar.

Equipamento básico de cozinha - 3 facas

  • Faca de chef- faca grande para trabalhos sérios
  • faca para legumes e fruta - faca pequena para pequenas tarefas
  • faca de pão - com lâmina serrilhada

 

tmp

Katharina Kochová, coproprietária de um talho familiar

As facas de alta qualidade não devem faltar em nenhuma cozinha. Um conjunto básico deve incluir sempre uma faca grande de chef ou faca Santoku. A forma que mais lhe convier. Além disso, uma faca de serrilha grande para o pão, bem como para os legumes e frutas macios. O terceiro elemento do conjunto é uma pequena faca para vegetais ou um descascador curvo para trabalhos de preparação e descasque.

 

Tipos de facas de cozinha

  

O conjunto básico de facas para qualquer cozinha

Abaixo encontra três tipos de facas que não podem faltar em nenhuma cozinha. Pode escolher entre uma grande variedade de produtos - de uma coleção ou de diferentes fabricantes.

Chefs knife

Faca de chef

o dispositivo certo para cortar carne, legumes ou ervas aromáticas

Escolha a sua faca de chef

Bread knife

Faca de pão

faca serrilhada para pão, legumes macios e fruta

Escolher uma faca de pão

Knife for fruits and vegetables

Faca para frutas e legumes

Mão pequena faca prática para descascar, cortar e todas as microtarefas na cozinha

Escolher uma faca para vegetais

 

Tipos de facas de cozinha

Pode efetuar a maior parte das tarefas de cozinha com uma faca de chef, uma faca de pão e uma faca para vegetais. Recomendamos a compra de outros tipos de facas em função dos alimentos que prepara regularmente na cozinha. Se gosta de peixe ou de aves, é provável que utilize muito uma faca de trinchar e de desossar. Se gosta de grelhar, vai apreciar o conjunto de facas afiadas para bifes. Que tipo de facas pode escolher?

  

Faca de chef vs. faca Santoku

Escolher a faca principal para a nossa cozinha - este é frequentemente o foco da nossa atenção. O dilema é escolher uma faca de chef clássica "estilo alemão" ou uma moderna faca japonesa Santoku. Qual é a diferença entre eles?

faca de chef

A tradicional faca grande e mais versátil, com uma lâmina de cerca de 20 cm de comprimento e uma ponta curva para cima, é utilizada pela grande maioria dos cozinheiros profissionais. O corte é efetuado num movimento de balanço, chamado berço. A faca é afiada e resistente, e pode enfrentar desafios difíceis como desossar carne ou cortar vegetais duros como abóbora e beterraba.

Escolha a sua faca de chef

Faca Santoku

A faca de chef japonesa distingue-se pela sua nitidez e lâmina reta com uma ponta em forma de arco. Foi concebido para tarefas de precisão, como cortar carne em fatias muito finas ou picar finamente legumes e ervas aromáticas. Cortar com uma faca santoku requer uma técnica diferente e não é adequado para cortar em pedaços grandes.

Escolha a faca Santoku

A nossa dica: Se decidir comprar apenas uma destas facas e for um amante da cozinha asiática, escolha a Santoku. Se procura uma faca verdadeiramente versátil e duradoura, uma faca de chef de boa qualidade é a melhor escolha.

Facas para carne e legumes

Escolha os tipos de facas para a sua cozinha, com base nas atividades que realiza frequentemente e qual o tipo de faca que melhor se adapta a si. É frequente encontrarmos o facto de as mulheres escolherem uma faca pequena clássica para legumes e pequenos trabalhos, enquanto os homens escolhem uma faca universais médias ou longa para realizar as mesmas atividades. Os restantes tipos de facas podem ser divididos em 2 grupos - para legumes e para carne.

Facas para queijo e legumes

  • Faca para vegetais - pequena faca prática com uma lâmina de 6-10 cm
  • faca universal - faca fina com uma lâmina de 10-18 cm
  • Faca de descascar - a pequena faca com lâmina curva é perfeita para remover manchas e defeitos dos tomates e descascar batatas.
  • faca de queijo - faca média e leve com lâmina serrilhada e ponta dupla. Muitas vezes com orifícios na lâmina para evitar que o queijo mole se agarre a ela. Também se pode utilizar para cortar tomates.

Facas para carne

  • faca para filetear - uma faca com uma lâmina longa e estreita, graças à qual se pode limpar o peixe com perfeição e cortar filetes perfeitos
  • faca para desossar - uma faca com uma forma caraterística de lâmina delgada e um gume reto com a qual se pode cortar facilmente a carne dos ossos, remover os tendões e a pele
  • cutelo e faca de talhante - ferramentas adequadas para prorcionar e fatiar grandes pedaços de carne e ossos
  • Facas para bifes - um conjunto de facas para carne, perfeito para servir bifes, rosbife e outros pratos de carne, que podem ser difíceis de cortar com uma faca normal

 

Como cuidar das suas facas de cozinha

Se decidir investir numa faca de alta qualidade, deve prestar-lhe alguma atenção. As facas, quer sejam de aço ou de cerâmica, não podem ser lavadas na máquina de lavar louça. As facas de aço são propensas à corrosão e as facas de cerâmica podem partir-se. Os detergentes para máquinas de lavar louça contribuem para a micro corrosão das lâminas de aço. Se colocar as facas na máquina de lavar louça, certifique-se de que não tocam outros objetos. É preferível lavar a faca com água morna debaixo da torneira e secá-la bem.

Como cuidar corretamente das suas facas

  • lavagem - lavar as facas à mão e secá-las bem
  • armazenamento - sempre separadamente, recomenda-se manter as facas num bloco de facas ou numa fita magnética
  • afiação - a afiação regular facilita o corte

 

Guardar as facas

As facas nunca devem ser "empilhadas" numa gaveta com outros talheres. Para a seu armazenamento, pode optar por talheres individuais de gaveta, um bloco de facas ou uma fita magnética. Quando se adquire uma faca bonita, seria uma pena não a exibir na cozinha. Os blocos magnéticos ou as parede de parede são uma solução perfeita, graças à qual as facas estão sempre à mão. No entanto, deve lembrar-se que, ao retirar uma faca, deve puxá-la na sua direção e não para cima. Caso contrário, podem ficar rombos. Veja a nossa vasta gama de blocos e bandas magnéticas:

Escolher um bloco de facas

Magnetic knife block

Afiador de facas

É mais fácil cortar-se com uma faca romba do que com uma faca afiada. Mesmo as melhores facas necessitam de manutenção regular. Basta "refrescá-las" com uma pedra de amolar de vez em quando. Pode ver como o fazer num pequeno vídeo. Se cuidar regularmente das suas lâminas desta forma, as suas facas cortarão melhor e não precisará de as afiar com demasiada frequência. Os chefes de cozinha profissionais utilizam o afiador todos os dias, mas nas cozinhas domésticas não é necessário fazê-lo com tanta frequência. Quando a afiação com uma pedra de amolar não for suficiente para as suas facas, leve-as a um profissional ou utilize um afiador ou uma pedra de afiar.

Escolher um afiador