Apresentamos-lhe um guia completo sobre as facas japonesas - ferramentas que combinam precisão, nitidez, habilidade e design impecável. Aconselhamo-lo a orientar-se, a escolher a mais adequada e a cuidar dela para que mantenha a sua qualidade durante o máximo de tempo possível.
Tipos de facas japonesas
A Gyuto é uma faca de chefe versátil que se assemelha a uma faca de chefe europeia, mas é mais leve e mais afiada, permitindo um corte mais fino e preciso.
Graças à sua lâmina fina com uma ligeira curvatura, é óptima para cortes muito finos e precisos. É particularmente adequada para cortar carne, peixe e legumes menos duros, mas também pode ser utilizada em trabalhos mais delicados, como cortar filetes ou ervas aromáticas.
Facas Gyuto
Santoku, que se traduz em "três virtudes" ou "três habilidades", é uma ferramenta versátil, ideal para o cozinheiro principiante ou para aqueles que conseguem sobreviver com uma faca grande na cozinha.
Tem uma lâmina larga, quase plana, com um bordo reto ou ligeiramente curvo, graças à qual permite cortar, picar e fatiar vários tipos de matérias-primas (exceto, talvez, ossos - para os quais o europeu é muito mais adequado).faca de chefe).
Outra vantagem da faca santoku é a largura excecional da lâmina, que pode ser utilizada para transportar ingredientes picados.
Facas Santoku
Nakiri é uma faca especialmente desenvolvida para cortar legumes. Graças à sua lâmina retangular com um bordo inferior direito, garante que toda a lâmina toca na tábua de corte ao cortar, eliminando cortes incompletos.
A lâmina robusta também facilita a transferência de legumes cortados para uma panela ou tigela. O maior peso das facas nakiri facilita o corte de legumes duros.
Facas Nakiri
A Yanagiba é um símbolo da tradição culinária japonesa, pois é uma faca especificamente concebida para a preparação de sushi e sashimi, ou para cortar peixe em fatias finas sem perturbar a textura da carne.
Permite cortes suaves num só golpe, graças à sua lâmina longa e estreita com um único gume.
Kiritsuke é uma faca com uma lâmina longa e estreita e uma ponta chanfrada caraterística que se assemelha a um punhal. Esta forma é ideal para cortes finos e precisos, bem como para técnicas de cozinha mais complexas.
A Kiritsuke é considerada uma faca para cozinheiros mais experientes, uma vez que a sua utilização requer um certo grau de perícia. No entanto, pode ser utilizada para cortar peixe e carne, bem como para preparar legumes, o que a torna uma ferramenta muito versátil na cozinha.
Facas Kiritsuke
Lâminas de facas japonesas
São utilizados diferentes tipos de aço para fabricar as lâminas das facas japonesas:
- O melhor destes é aço damasco. É uma mistura de aço de baixo e alto carbono que é extremamente forte, pelo que pode manter-se afiada durante muito tempo, ao mesmo tempo que resiste à corrosão e tem um design excecional.
- O também se destaca pela sua nitidez e força.aço-carbonoNo entanto, é mais suscetível à corrosão, pelo que deve ser considerada uma manutenção regular.
- A principal vantagem das facas japonesas de aço inoxidável é o seu preço acessível e também o facto de não enferrujarem. No entanto, a lâmina de aço inoxidável não é tão resistente, pelo que se estraga mais rapidamente e precisa de ser afiada com mais frequência.
Cabos de facas japonesas
Uma faca japonesa típica tem um cabo de madeira. Atualmente, no entanto, também existem facas com cabos de metal ou compósitos. Cada material tem os seus prós e contras:
- MadeiraO é elegante e agradável ao toque, mas com o passar dos anos pode mostrar sinais de desgaste e também precisa de cuidados para não secar.
- Metal tem um aspeto profissional e de bom gosto, mas pode ser escorregadio, especialmente se ficar molhado ou sujo.
- Compósito é prático, tem uma longa vida útil, mas normalmente não traz tanta elegância à cozinha.
Com que frequência se deve afiar uma faca japonesa
A frequência da afiação depende da frequência de utilização das facas:- Se trabalhar com elas diariamente, afie-as uma vez em cada 1-2 semanas.
- Se as utilizar apenas algumas vezes por semana ou até menos, afiá-las uma vez por mês é suficiente.
- Em utilização profissional, é aconselhável afiar pelo menos de dois em dois dias.
- Lembre-se que, pelo menos uma vez por ano, é necessário mandar afiar as suas facas por um profissional.
Como limpar facas japonesas
Evitar lavar na máquina de lavar louça. A água quente e os solventes das pastilhas podem corroer gradualmente a estrutura da lâmina e do cabo, provocando um desgaste prematuro. Por conseguinte, após a utilização, lavar a faca com uma esponja macia e um detergente suave e, em seguida, secar bem a faca.com um pano macio.
Onde guardar as facas japonesas
Armazenar as facas em blocos, prateleiras, em calhas ou no mangas de proteção. Se forem guardadas soltas nas gavetas da cozinha com outras ferramentas, podem ficar danificadas e embotadas.
As melhores facas japonesas de acordo com as avaliações dos clientes
Marcas de facas japonesas
Um dos fabricantes mais desejados de facas japonesas é MIYABI. Uma marca que alia a tradição às técnicas modernas e consegue produzir facas da mais alta qualidade. Segue o artesanato da cidade de Seki, famosa pela produção de espadas de samurai. Utiliza aço damasco e aço-carbono da mais alta qualidade para as suas facas. Para além disso, cada faca é submetida a um meticuloso processo de forja e afiação manual que envolve até 100 passos e demora normalmente várias semanas. As facas MIYABI não são apenas ferramentas para uma preparação precisa e eficiente dos alimentos, mas também obras de arte que reflectem a cultura e a tradição japonesas.
Outros fabricantes populares incluem Dellinger,Forjado