Um bife saboroso começa com carne de qualidade. Opte por carne envelhecida, idealmente de um lombo alto ou de um bife do lombo. O importante é o chamado marmoreado, a fina camada de gordura entre as fibras musculares, que assegura a suculência e o sabor. Cortar a carne com uma faca afiada em fatias de 2,5 a 4 cm de altura.
Retire a carne do frigorífico e deixe-a repousar à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos a uma hora antes de a cozer. Isto assegurará um dourado uniforme.
O bife perfeito precisa de uma temperatura muito alta. Panela Por isso, pré-aqueça em lume alto até começar a deitar fumo, o que pode demorar entre 5 a 10 minutos, ou até mais no caso de panelas de ferro fundido. Certifique-se de que a carne está bem quente antes de a colocar na frigideira. Esta é a única maneira da carne não grudar na frigideira e formar uma crosta caraterística.
Cuidado com o reforço
Embora possa sentir-se tentado a utilizar o booster numa placa de indução para poupar tempo, deixe-o de lado desta vez. A frigideira precisa de uma temperatura elevada, mas a utilização de um booster corre o risco de aumentar a temperatura tão rapidamente que a frigideira sobreaquece, causando danos irreversíveis. Além disso, o aquecimento turbo pode resultar numa distribuição desigual do calor e, consequentemente, num bife mal cozinhado.