Facas Santoku: guia de seleção

A faca santoku é uma ferramenta poderosa que encontra um lugar em todas as cozinhas. Originária do Japão, é conhecida pela sua nitidez e capacidade de produzir cortes precisos, delicados e exactos. Dar-lhe-emos conselhos sobre como se orientar com as facas santoku, o que deve ter em atenção ao escolher uma e como utilizá-la ou cuidá-la corretamente.


Faca Santoku vs. faca de chefe

santoku
Santoku

A Santoku tem uma lâmina muito fina e extremamente afiada, o que a torna a ferramenta ideal para cortes muito precisos e exactos. Além disso, as facas Santoku tendem a ser mais leves do que as facas de cozinha normais. Estas caraterísticas devem-se aos tipos de aço mais duros com que são fabricadas. A elevada dureza, no entanto, também acarreta uma certa fragilidade, pelo que a santoku não é ideal para cortar alimentos duros e difíceis, uma vez que a lâmina pode ser danificada por essas acções.

Facas Santoku
Kucharsky nuz
Faca de cozinha

A faca do chefe tem uma lâmina mais grossa e comprida feita de aço inoxidável ou aço-carbono. A sua construção mais pesada e robusta é perfeita para tarefas culinárias exigentes, como cortar ingredientes grandes, como abóbora ou melão, ou grandes cortes de carne, incluindo cartilagem e osso. Embora a faca do chefe não seja ideal para cortes delicados, é uma ferramenta versátil que pode lidar com a maioria das tarefas de cozinha.

Facas de cozinha

As melhores facas santoku de acordo com as avaliações dos clientes


O que torna as facas santoku especiais

  • São fabricadas com o aço mais duro, o que lhes permite uma afiação extrema.
  • Têm uma forma específica, caracterizada por uma lâmina larga e direita com um comprimento de 12-18 cm e uma ponta romba, o que a distingue das outras facas de cozinha.
  • Têm frequentemente cortes na parte inferior da lâmina para reduzir a aderência dos alimentos, o que permite um corte mais suave e, por conseguinte, aumenta a eficiência do trabalho.
  • O bordo inferior quase plano da lâmina garante um mínimo de cortes incompletos, uma vez que toda a lâmina toca na tábua de corte ao cortar.
  • O baixo peso e o bom equilíbrio, juntamente com a forma ergonómica da pega, permitem uma aderência firme e confortável e um manuseamento fácil, de modo a que, mesmo quando se trabalha durante longos períodos de tempo, a fadiga não seja um problema.
  • Adequado para principiantes e profissionais de cozinha.

De que materiais é feita a faca santoku

čepel nože santoku
A lâmina:
  • Aço inoxidável - é resistente à corrosão, pelo que requer menos manutenção. No entanto, é um material mais macio, pelo que precisa de ser afiado com mais frequência.
  • Aço de Damasco - é uma combinação de dois tipos de aço, o que faz dele um material excecionalmente forte com um design extraordinário. No entanto, requer um pouco mais de cuidado, pois corrói-se mais facilmente.
  • Aço carbono - é um material sólido que permite obter uma lâmina muito fina e afiada. No entanto, corrói-se facilmente, pelo que deve ser cuidado de forma responsável.
rukojet noze santoku
Pega:
  • Madeira - O cabo de madeira tem um aspeto elegante e faz da faca uma decoração da cozinha. Ao mesmo tempo, porém, é um material natural que pode mostrar sinais de desgaste com o tempo.
  • Metal - O cabo de metal é altamente durável, tem um aspeto profissional e apresenta menos sinais de pátina, mas tende a ser frio ao toque e pode escorregar se estiver molhado ou oleoso.
  • Materiais plásticos e compósitos - são altamente duráveis e acessíveis, mas não trazem tanta elegância à cozinha.


Facas santoku populares

A nossa dica
Ler também
->
kvalitní nože
Porque é que vale a pena investir em facas de qualidade
Aconselhamos-lhe quais as facas em que vale a pena investir e onde pode poupar dinheiro.

Para que serve e para que não serve uma faca santoku

  • Cortar legumes: A faca santoku é perfeita para cortar legumes em fatias finas ou pedaços finos. A lâmina reta e afiada permite cortes fáceis e precisos.
  • Cortar ervas aromáticas: A lâmina larga é ideal para cortar ervas de forma rápida e eficiente. A lâmina assenta bem na tábua de cortar durante o corte, o que facilita muito o seu manuseamento.
  • Moagem: Graças à sua lâmina afiada e larga, as facas santoku são óptimas para cortar uma variedade de vegetais, como couves ou cebolas.
  • Cortar peixe: A faca santoku é excelente para cortar com precisão a carne de peixe, mas também pode manusear aves. A sua lâmina super-afiada garante cortes limpos e suaves sem perturbar a textura da carne.
  • Transporte de matérias-primas cortadas: A lâmina larga facilita a transferência de ingredientes picados da tábua de corte para a panela ou tigela, aumentando a eficiência na cozinha.
  • Cortar ossos: A faca santoku não é adequada para cortar ou picar cartilagem e osso, uma vez que pode causar um embotamento grave ou danos na lâmina.
  • Cortar a massa dura: A lâmina lisa de uma faca santoku normalmente não corta a massa uniformemente e distorce a sua textura. Uma faca comprida com uma lâmina serrilhada é mais adequada para cortar pão ou outros produtos de pastelaria duros.
  • Descascar, cortar, decorar: Para trabalhos de cozinha pormenorizados, como descascar e cortar pequenos frutos ou decorar, é melhor utilizar uma faca de legumes com uma lâmina curta. A lâmina de uma faca santoku é demasiado longa e larga para estes fins.
  • Cortar alimentos grandes: A faca santoku pode ser demasiado curta para cortar alimentos grandes, como melões ou abóboras. Para estas tarefas, as facas com lâminas com mais de 20 cm são geralmente melhores.


Como cuidar de uma faca santoku

pece o nuz santoku
Não se esqueça de que, se quiser que a sua faca santoku dure muito tempo no seu estado original, tem de cuidar bem dela. No entanto, estas não são tarefas difíceis.

1. limpeza
  • Lavar sempre a faca à mão. As temperaturas elevadas e os solventes utilizados na máquina de lavar loiça aceleram o desgaste.
  • Utilize um detergente suave e uma esponja macia para a lavagem; esponjas grossas e detergentes agressivos podem danificar a superfície da lâmina e do punho.
  • Depois de lavar imediatamente a faca com cuidado secopara evitar a corrosão.

2. Moagem
  • Para uma utilização diária, é aconselhável afiar a faca pelo menos uma vez de duas em duas semanas. Se utilizar a faca apenas ocasionalmente, pode afiá-la com menos frequência. Uma vez por ano, e sempre que a lâmina apresentar deformações ou danos, a faca deve ser deixada nas mãos de profissionais.
  • Utilizar apenas lentes de alta qualidade para afiarpedras de amolar ou pedras de água - estas são ideais para facas santoku.
  • Para garantir uma nitidez óptima, mantenha um ângulo de 15-20 graus ao afiar.
Facas Santoku
santoku pece

3. armazenamento
  • Armazenar facas apenas em blocos, prateleiras, calhas magnéticas ou emmangas de proteção ou gavetas com encaixe.
  • Se as facas forem guardadas soltas numa gaveta com outros utensílios de cozinha, desgastam-se mais rapidamente e podem danificar facilmente as suas lâminas.

4) Utilização correta
  • Utilizar apenas para cortartábuas de cortar feito de materiais macios como a madeira ou o plástico.
  • As tábuas de corte de vidro ou de pedra podem embotar a lâmina rapidamente e só são adequadas para servir.

5. Cuidados no manuseamento
  • Se a sua faca santoku tiver um cabo de madeira, trate-o regularmente com óleo para evitar que seque e rache.
  • As pegas de metal, plástico ou compósito só precisam de ser bem limpas após a lavagem.
Facas Santoku
santoku yaxell
As melhores facas santoku
Se quiser uma faca santoku verdadeiramente excecional, confie na de Yaxell. Trata-se de um fabricante japonês de renome com quase um século de história, que consegue combinar a tecnologia de produção moderna com a tradição artesanal nos seus produtos. As facas Yaxell são feitas de aço damasco da mais alta qualidade, o que garante não só uma afiação excecional, mas também um design único. É por esta razão que estes utensílios são populares entre os cozinheiros profissionais e amadores de todo o mundo.

Outros fabricantes populares de facas santoku incluem Leão Sabatier, Wüsthof, Zwilling,Forjado e muitos outros.
FAQ
A pergunta mais frequente
O que é uma faca santoku?
Trata-se de uma faca de cozinha tradicional japonesa. Tem uma lâmina larga, com 12-18 cm de comprimento, com uma ponta romba e um bordo inferior reto, o que a torna uma ferramenta ideal para cortes muito precisos e exactos.
Qual é a diferença entre uma faca santoku e uma faca de chefe tradicional?
A faca santoku é mais leve e tem uma lâmina mais fina com pouca ou nenhuma curvatura, permitindo cortes precisos e trabalhos delicados, como cortar ervas ou fatiar peixes delicados. A faca de chef clássica é mais robusta e mais pesada, o que a torna muito mais adequada para cortar alimentos duros.
Qual é o melhor material de lâmina para uma faca santoku?
As facas Santoku são fabricadas com o aço mais duro para atingirem a sua reputada nitidez.
Com que frequência devo afiar a minha faca santoku?
A frequência da afiação depende da intensidade de utilização da faca. Para uso diário, as facas devem ser afiadas aproximadamente uma vez a cada duas semanas. Uma vez por ano, a faca deve ser afiada por um profissional.
As facas santoku são adequadas para serem afiadas com uma pedra de amolar?
Uma pedra de amolar não é recomendada para facas santoku porque a lâmina é muitas vezes feita de aço tão duro que a pedra de amolar não a consegue manusear. As pedras de água são muito mais adequadas para afiar facas santoku.
Posso lavar a minha faca santoku na máquina de lavar louça?
A faca santoku é mais leve e tem uma lâmina mais fina com pouca ou nenhuma curvatura, permitindo cortes precisos e trabalhos delicados, como cortar ervas ou fatiar peixes delicados. A faca de chef clássica é mais robusta e mais pesada, o que a torna muito mais adequada para cortar alimentos duros.
Porque é que a faca santoku é mais frágil?
As facas Santoku são fabricadas com o aço ruhu mais duro, que proporciona uma afiação excecional, mas pode ser mais propenso a lascar ou rachar se for utilizado ou armazenado incorretamente.
Posso cortar alimentos congelados com uma faca santoku?
Não, cortar alimentos congelados pode danificar a lâmina da faca. Em vez disso, utilize uma faca de cozinha resistente ou um cutelo.
Quais são as vantagens de uma faca santoku em relação a outras facas?
As facas Santoku são leves, muito afiadas e permitem um corte preciso, o que é ideal para trabalhar com ingredientes delicados, como peixe ou legumes.