- Lâmina: é feito de aço de alta qualidade, o que garante resistência ao desgaste e à corrosão.
- Nitidez: lâmina afiada com precisão, capaz de manter a sua nitidez durante muito tempo.
- Pega: tem uma forma ergonómica que garante segurança e conforto, mesmo quando se corta durante longos períodos de tempo. É geralmente feito de materiais de alta qualidade, na maioria das vezes madeira ou também metal ou compósito.
- EquilíbrioLâmina e cabo perfeitamente equilibrados para facilitar o manuseamento e o controlo da ferramenta.
As facas de qualidade na cozinha compensam realmente. Duram mais tempo e tornam o corte mais confortável. Dizemos-lhe quais as facas em que deve investir e onde pode poupar dinheiro.
Conjuntos de facas de qualidade
Porque é que vale a pena investir numa faca de qualidade?
As facas são um instrumento essencial em qualquer cozinha, pelo que a sua qualidade é um fator importante para a eficiência e o prazer de cozinhar. O investimento em facas de qualidade pode parecer elevado à primeira vista, mas, a longo prazo, significa não só uma melhor experiência culinária, como também poupanças financeiras. As facas de qualidade têm muitas vantagens:
Longa vida útil
As facas de qualidade são fabricadas com materiais de primeira qualidade que garantem uma elevada resistência ao desgaste, à corrosão e aos danos. Além disso, o seu fabrico de precisão garante que as facas durarão muitos anos (com um manuseamento adequado e uma manutenção básica) com o mesmo grau de afiação.
Eficiência
Uma faca afiada torna o trabalho na cozinha muito mais fácil e rápido. Simplesmente torna o corte mais fácil, mais preciso e, por último, mas não menos importante, mais divertido. Além disso, o design ergonómico bem pensado dos utensílios de alta qualidade garante que se adaptam perfeitamente à mão.
Segurança
Trabalhar com uma faca afiada é muito mais seguro do que com uma faca cega. Isto deve-se ao facto de uma faca afiada não ter tendência a escorregar na superfície da matéria-prima e só é necessário exercer muito menos força para cortar. Além disso, graças à sua estabilidade e equilíbrio correto, as facas de alta qualidade permitem um melhor controlo sobre o processo de corte.
Conforto
Por detrás da criação de uma faca de qualidade está um desenvolvimento ponderado e testado que garante que a lâmina e o cabo são concebidos para assegurar o conforto mesmo durante tarefas longas ou exigentes. Isto será especialmente apreciado pelos chefes profissionais, mas também facilitará o trabalho do cozinheiro doméstico.
Manutenção
As facas de qualidade requerem muito menos frequência trituração. Os materiais utilizados na sua produção, como o damasco ou o aço-carbono, são altamente resistentes ao desgaste e requerem menos cuidados e atenção do que o aço inoxidável ou a cerâmica. A longo prazo, o investimento em facas de qualidade é, por conseguinte, rentável, uma vez que não é necessário gastar dinheiro em afiações profissionais frequentes e não é necessário substituir as ferramentas com frequência.
Conceção
Por último, mas não menos importante, as facas de qualidade destacam-se pelo seu design excecional que confere elegância à cozinha e aumenta o prazer de cozinhar.
Que marcas de facas estão entre as melhores?
Os mais vendidos entre as facas Wüsthof
Outra marca alemã de renome de Solingen é a Zwilling. A empresa é famosa por utilizar misturas especiais de diferentes aços para a produção de facas, o que garante não só uma óptima resistência da ferramenta e, consequentemente, a sua nitidez, mas também uma elevada resistência à corrosão. Naturalmente, os cabos confortáveis garantem uma utilização segura e cómoda.
Os mais vendidos entre as facas Zwilling
A Miyabi é uma marca japonesa que combina o artesanato tradicional japonês com a tecnologia moderna. As facas Miyabi são feitas de aço damasco, o que lhes confere não só uma afiação excecional e uma elevada durabilidade, mas também um aspeto bonito. As facas japonesas são ideais para cortes de precisão.
Os mais vendidos entre as facas Miyabi
Onde poupar e onde não poupar
A verdade é que o nosso orçamento nem sempre nos permite comprar um conjunto completo de facas de qualidade de uma só vez. Por isso, se precisa de decidir quais as facas em que pode poupar dinheiro, nós dizemos-lhe como o fazer.
Facas com as quais pode poupar dinheiro:
Bordos e descasque: Normalmente, são utilizados com menos frequência na cozinha, pelo que não é necessário investir nos modelos mais caros.
Facas para pastelaria: Cortar pão não desgasta demasiado a faca, pelo que mesmo uma ferramenta de qualidade normal permanecerá no seu estado original durante muito tempo e prestará exatamente o serviço que espera dela.
Facas que não se podem poupar:
Uma faca de chefe: é o utensílio mais importante que se usa nas mãos quando se preparam alimentos. Se só deve ter uma faca de qualidade na sua cozinha, deve ser esta.
Faca para sushi (kiritsuke, yanagiba, etc.): Quando se prepara sushi, a nitidez da faca é essencial e não se pode prescindir de uma ferramenta perfeitamente afiada.