Frigideiras universais
Frigideiras - quais são as melhores frigideiras para fritar?
As frigideiras são um must-have em todas as cozinhas. Os tipos mais comuns de frigideiras são as de alumínio, aço inoxidável, cobre ou ferro fundido. Cada um dos materiais tem as suas próprias características e vantagens, que pode ler abaixo ou no nosso guia completo sobre panelas aqui.
Quais são as melhores frigideiras e para que tipo de alimentos são adequadas?
- frigideiras em aço inoxidável: para quase todos os tipos de alimentos que queira fritar, alourar ou grelhar, são praticamente indestrutíveis e o material oferece uma distribuição superior do calor
- as frigideiras de alumínio são ideais para grelhar porções individuais de carne, bifes, hambúrgueres ou fritar ovos. As frigideiras de alumínio são leves e muito boas a distribuir o calor, mas lembre-se de que não retêm muito bem o calor, por isso, quando adiciona alimentos à frigideira quente, a temperatura varia
- as frigideiras de ferro fundido são as melhores para bifes, mas também para fritar e grelhar diferentes tipos de alimentos. No entanto, deve lembrar-se de não os utilizar em alimentos como o tomate e outros ingredientes ácidos, peixes delicados, ovos ou sobremesas pegajosas
- as frigideiras de cobre aquecem e arrefecem rapidamente, têm um aspeto bonito e são uma excelente decoração de qualquer cozinha. São perfeitas para cozinhar alimentos que requerem um calor constante e um controlo preciso da temperatura (para peixe, molhos ou doces como o caramelo), mas não devem ser utilizadas com ingredientes ácidos como sumo de limão, vinho ou tomate
A compra da frigideira certa depende também do tipo de alimentos que costuma fritar, do tipo de fogão que utiliza e do número de pessoas para quem costuma cozinhar. Também pode consultar a nossa seleção de woks e grelhadores.
As frigideiras antiaderentes são boas para fritar e porque é que os chefes profissionais as detestam?
As frigideiras antiaderentes são muito confortáveis e fáceis de utilizar e muitas pessoas adoram utilizá-las para todo o tipo de tarefas culinárias, incluindo fritar, alourar ou estufar. No entanto, é preciso saber que são normalmente muito delicados e que é fácil destruir o seu revestimento antiaderente utilizando os utensílios de cozinha errados ou produtos químicos abrasivos demasiado fortes. Esta é a razão pela qual os chefes profissionais não as utilizam em cozinhas profissionais ou em restaurantes onde as frigideiras são utilizadas a toda a hora.
Ainda assim, as frigideiras antiaderentes são óptimos utensílios para utilizar em casa e a combinação do aço inoxidável com a funcionalidade antiaderente é perfeita para todos os tipos de cozinheiros domésticos, incluindo os principiantes. Utilize as suas frigideiras antiaderentes, especialmente para pratos de ovos, legumes, aves e peixes delicados.
Com que frequência se deve substituir as panelas antiaderentes?
De acordo com algumas regras gerais, devem ser substituídas aproximadamente de cinco em cinco anos, mas é preciso olhar para a sua panela de vez em quando e, se notar que está deformada, riscada ou descolorida, deve deixar de a utilizar imediatamente.
Quais são as melhores frigideiras?
Em Kulina encontrará muitas frigideiras fiáveis e de alta qualidade de fabricantes bem conhecidos, como a Zwilling, Fiskars, Fissler, Woll ou WMF. A escolha depende do material que prefere e de quanto dinheiro quer investir na sua panela. Escolha Tefal se estiver à procura de uma frigideira antiaderente barata ou opte por de Buyer se puder pagar uma frigideira de qualidade superior de um lendário fabricante francês.
Como cuidar das suas frigideiras?
Se investiu dinheiro numa frigideira de boa qualidade, deve cuidar dela de uma forma adequada que garanta a sua utilização longa e saudável. Como manter a sua frigideira? Siga estas regras simples para desfrutar das suas panelas durante muito tempo:
- utilize apenas utensílios de silicone nas suas panelas antiaderentes,
- lave sempre as suas panelas à mão, não utilize detergentes fortes ou esfoliantes,
- secar as panelas imediatamente após a lavagem,
- evitar grandes mudanças de temperatura (nunca colocar uma panela quente debaixo de água fria),
- tentar evitar alimentos ácidos e sprays de cozinha em aerossol,
- revestir a frigideira depois de a secar com uma fina camada de óleo,
- guarde as suas panelas corretamente