Eva Solo
Eva Solo - história da marca, missão e ícones de design
Quem era a Eva? A história da marca
Eva Solo é uma empresa familiar dinamarquesa fundada há mais de 100 anos por Kai Rohde Fog. A empresa recebeu o nome da filha da diretora-geral Eva e é agora propriedade do representante da quarta geração da família - Jan Engelbrecht, o filho de Eva. O primeiro clássico de design da Eva foi a sua máquina de cortar pão e carne, de 1952, mas à medida que os designers da empresa acompanhavam o desenvolvimento da casa moderna, começaram rapidamente a criar utensílios de cozinha que não só eram concebidos para facilitar a vida na cozinha, como também eram suficientemente elegantes para serem expostos nas cozinhas de plano aberto que se tornaram populares na década de 1970.
Em 1997, Eva lançou uma pequena gama de utensílios de cozinha que se tornou muito popular. A gama foi designada Eva Solo, porque era constituída por produtos "a solo". O seu sucesso foi tão grande e duradouro que, em 2010, toda a empresa passou a chamar-se Eva Solo. Atualmente, a Eva Solo, com sede nos arredores de Copenhaga, Dinamarca, é conhecida mundialmente pelo design funcional e de alta qualidade dos seus produtos.
Eva Solo missão e valores
A empresa tem como objetivo fornecer produtos emocionais, de alta qualidade e inovadores para a casa - produtos que expressam a personalidade dos seus clientes, sendo ao mesmo tempo inovadores em termos de design, funcionalidade e escolha de materiais. Os quatro valores fundamentais da marca são: paixão, integridade, inovação e perspicácia empresarial e, no que diz respeito às casas dos seus clientes, os produtos Eva Solo destinam-se a tornar a sua vida mais fácil e mais elegante.
Eva Solo produtos - "Sim, mas..."
Em 1949, a Eva lançou um batedor de farinha com uma tampa que também servia como espremedor de citrinos. Esta dupla funcionalidade era uma ideia nova e foi promovida pela frase "Sim, mas...". Sim! - É um abanador de farinha... mas também é um espremedor de citrinos! Atualmente, a Eva Solo continua a desenhar para melhorar a casa moderna e tornar a vida mais fácil, tirando o máximo partido de cada produto, para que sejam não só bonitos e duradouros, mas também funcionais.
O catálogo da empresa inclui produtos não só para a cozinha, mas também para a sala de jantar, a sala de estar, a casa de banho e o jardim, e é composto por três marcas: Eva Solo (produtos de uso diário para o lar, com categorias de produtos como: cozinhar, servir, viver e exterior), Eva Trio (panelas, utensílios de cozinha e porcelanas de qualidade profissional para o lar) e Eva (uma série de produtos para cozer e cozinhar no forno: formas de silicone macio para pão e bolos, assadeiras e formas de pão com revestimento antiaderente SLIP-LET®).
Eva Solo designers e ícones de design
Ao longo dos anos, a empresa estabeleceu relações de trabalho estreitas com os principais designers e artesãos. Um dos designers mais proeminentes na história da Eva Solo foi a dupla de designers da Tools, Claus Jensen e Henrik Holbæk, que concebeu todos os produtos durante 15 anos.
No final da década de 1970, a empresa colaborou com o famoso designer Ole Palsby, que concebeu a derradeira série de panelas e frigideiras que agora formam a marca Eva Trio. Estes produtos são conhecidos pelo seu design distinto, pela sua capacidade de serem misturados e combinados, pela sua qualidade profissional e pelo facto de as panelas poderem ser empilhadas.
Eva Solo também trabalhou com Thomas Pedersen e com o estúdio de design ARDE - um dos maiores especialistas escandinavos em design de mobiliário.
Ao longo dos anos, a marca Eva Solo foi galardoada com mais de 200 prémios internacionais de design, incluindo os iF Product Design Awards, Good Design Awards, Red Dot Design Awards e o Designpreis. Os produtos mais populares da gama Eva Solo são:
- Eva Solo jarras de frigorífico (sem gotejamento)
- Produtos para chá e café
- Série Legio Nova - uma coleção de louça de jantar e de pastelaria
- Comedouros para pássaros