- Faca de cozinhaO é a ferramenta universal que utiliza com mais frequência na cozinha.
- Se escolher uma peça de qualidade e de baixa manutenção, esta durará muitos anos.
- Notará imediatamente a diferença, uma vez que fatiar e cortar com uma faca de chefe é significativamente mais fácil.
Chefe clássico ou japonês?
A faca de chefe clássica, por vezes também conhecida como faca de chefe ou simplesmente faca de chefe ocidental, é uma ferramenta versátil com uma lâmina curva mais larga. Normalmente feita de aço inoxidável ou aço-carbono, é mais pesada e mais robusta. Pode, por isso, cortar facilmente alimentos duros, como carne com osso, abóbora ou melão.
As facas japonesas, como a santoku ou a gyuto, são mais leves e a sua lâmina é geralmente mais fina, com pouca ou nenhuma curvatura. São geralmente feitas de aço mais duro, o que permite uma extrema nitidez sem deixar de ser frágil. Por conseguinte, são muito mais adequadas para cortar peixes delicados ou picar ervas.
As melhores facas de cozinha de acordo com as opiniões dos clientes
- A dureza ideal das facas de qualidade para chefes de cozinha deve situar-se no intervalo de 52-56 HRC. Este nível proporciona o equilíbrio ideal entre nitidez e resistência ao desgaste, garantindo uma longa vida útil da faca e um desempenho fiável na utilização diária.
- Facas japonesas de aço damasco têm um HRC superior a 60.
- O aço para cutelaria moderno atinge uma dureza de 64-68 HRC.
- Ao mesmo tempo, quanto mais dura for a faca, mais frágil é. Assim, as facas muito duras são óptimas para trabalhos delicados (por exemplo, filetar peixe), mas danificam-se facilmente ao cortar ossos.
Lâmina de faca de cozinha
- Aço de Damasco é formada pela combinação de dois tipos de aço, um com um teor de carbono muito elevado e o outro com um teor de carbono muito baixo. Isto faz com que a lâmina feita com este metal não só seja muito forte, afiada e durável, mas também tenha um design excecional.
- Aço carbono é muito afiada e fácil de afiar. No entanto, como qualquer grande material, uma lâmina de aço-carbono precisa de alguns cuidados, lavando e secando bem após cada utilização, uma vez que não é resistente à corrosão.
- Aço inoxidável é uma opção económica, fácil de manter e que resiste bem à corrosão, mas tem de estar preparado para uma lixagem mais frequente.
- CerâmicaO é económico, leve e, acima de tudo, muito afiado. Ao mesmo tempo, no entanto, vale a pena mencionar que não é fácil de afiar e é frágil. É, portanto, um material mais adequado para facas de cozinha mais pequenas que não são utilizadas para cortar carne ou vegetais duros.
Cabo de uma faca de cozinha
- Madeira é agradável ao tato, não escorrega e dá à faca um aspeto clássico. Por outro lado, a sua manutenção é mais exigente, pois deve ser tratada regularmente com óleo para evitar que seque e rache. Ao mesmo tempo, a madeira também absorve a humidade e a gordura, o que pode interferir com o seu design elegante.
- Metal é muito durável, fácil de manter, tem um aspeto moderno e profissional. Por outro lado, tende a ser mais pesado, frio ao toque e pode também ser escorregadio.
- Plástico é altamente resistente à humidade, à gordura e a outras substâncias que se encontram frequentemente na cozinha. Também é fácil de limpar e não requer cuidados especiais. No entanto, os puxadores de plástico não têm, muitas vezes, um aspeto tão agradável do ponto de vista estético.
- Compósito é uma mistura de vários materiais, incluindo frequentemente uma camada antiderrapante. As camadas compostas são duradouras e de fácil manutenção.
Curto (15-18 cm): Ideais para principiantes ou cozinheiros mais subtis, adaptam-se normalmente melhor às mãos das mulheres. Também são adequados para volumes de corte mais pequenos e cortes mais precisos.
Médio (20-23 cm): tamanho universal adequado para a maioria das actividades culinárias. Se planeia ter apenas uma faca de chefe na sua cozinha, opte por este comprimento.
Longo (25+ cm): perfeito para quem prepara frequentemente grandes porções de carne ou legumes, tem confiança na cozinha e considera as facas grandes uma verdadeira mais-valia.
Faca forjada ou prensada?
Facas de chef preferidas
Como cuidar das facas de cozinha
Após a utilização, lavar a faca com água morna e um detergente suave e secar imediatamente. Guarde-a em bloco, estojo de proteção ou barra magnética. Evite deixar as facas no compartimento da gaveta, uma vez que se desgastam muito mais rapidamente. Afiar regularmente a faca comObjectivos
As melhores marcas de facas de cozinha
A meca da cutelaria de alta qualidade é a cidade alemã de Solingen, que é também uma denominação de origem protegida internacionalmente com uma marca registada. Esta denominação só pode ser utilizada para designar produtos de cutelaria que tenham sido transformados e acabados em todos os processos de produção básicos na zona industrial de Solingen.
Os principais fabricantes, que mantêm esta tradição de cutelaria há vários séculos, incluem Zwilling, Wüsthof