O aço é valorizado na cozinha pela sua durabilidade e capacidade de atingir temperaturas elevadas, o que o torna ideal para preparar bifes perfeitos e uniformemente cozinhados, mas também para legumes delicados ou pratos doces, como panquecas ou panquecas. Seja qual for a finalidade para a qual escolher o aço, ficará agradavelmente surpreendido com a sua condutividade térmica, distribuição uniforme do calor e estabilidade dimensional, entre outras coisas.
Quer seja um cozinheiro doméstico entusiasta ou um profissional à procura do melhor equipamento para a sua cozinha, mesmo aqui ao lado de facas adequadas

Vantagens e desvantagens das panelas de aço
As melhores panelas de aço de acordo com as avaliações dos clientes
Preparação da panela de aço antes da primeira utilização
É importante queimar a panela de aço antes da primeira utilização. Este processo cria uma camada protetora que reduz a aderência e aumenta a durabilidade do tabuleiro. A queima consiste em limpar a panela, revesti-la com óleo e aquecê-la a uma temperatura elevada. Isto polimeriza o óleo e forma uma camada protetora. Simplificando - Quanto mais negra for a superfície da frigideira, melhores serão as suas propriedades. Até mesmo na medida em que as suas propriedades antiaderentes ultrapassam de longe as panelas feitas de outros materiais com uma superfície antiaderente propensa a riscar.
O que é que temos para o jantar? Escolha o arsenal certo!
CULINA TIP
Ao escolher uma panela de aço, considere o tamanho e a forma com base no que cozinha mais frequentemente. As frigideiras mais pequenas são óptimas para servir uma só dose, enquanto as frigideiras maiores serão apreciadas quando cozinhar para toda a família. A forma e a profundidade da frigideira e a altura do seu rebordo afectam a facilidade com que se pode mexer, virar ou servir um determinado prato. Por exemplopara panquecas é uma panela adequada com um rebordo baixo,para bifesO irá novamente encaixar o fundo com a grelha típica.
Vamos comparar as panelas de ferro:
Panela de aço vs. panela de ferro fundido

Uma panela de ferro com uma mistura de carbono, especificamente até 2,14%, é também conhecida como uma panela de aço-carbono. Uma haste duradoura feita de materiais puros e naturais, sem produtos químicos potencialmente nocivos, capaz de enfrentar qualquer desafio na cozinha.
- É feito de aço-carbono, que é uma liga de ferro com uma pequena quantidade de carbono. O aço-carbono é mais duro e mais durável do que o ferro puro.
- As panelas de aço podem ser mais leves do que as de ferro fundido, o que as torna mais fáceis de manusear.
- Têm uma resposta rápida às mudanças de temperatura, o que os torna adequados para cozinhar que exija um controlo total.
- As panelas de aço requerem uma manutenção regular sob a forma de lavagem suave, secagem completa e tratamento ocasional com óleo para evitar a ferrugem e manter as suas propriedades antiaderentes.

A panela de ferro, à qual foi atribuído mais de 2,14% de carbono em termos de material, será frequentemente um pouco mais pesada e mais robusta do que a sua congénere de aço. No entanto, não desilude em termos de durabilidade e estabilidade, e também aqui se trata de uma panela feita de materiais puramente naturais que não libertam quaisquer substâncias nocivas para os alimentos.
- As panelas de ferro fundido são feitas de uma liga de ferro com uma maior quantidade de carbono do que o aço-carbono, o que lhes confere as suas propriedades caraterísticas.
- São mais pesados e mais robustos, o que pode ser uma vantagem para uma distribuição uniforme e para a retenção da temperatura, mas uma desvantagem para o manuseamento.
- Têm uma excelente capacidade calorífica (= retêm a temperatura durante muito tempo), o que os torna ideais para cozinhar lentamente ou para fritar.
